segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

Estudo-Vida de Ezequiel, semana 2, terça, mensagem 4

ESTUDO-VIDA DE EZEQUIEL

Mensagem 4
O VENTO, A NUVEM, O FOGO E O ELECTRO SÃO UM
RELATO DA VIDA ESPIRITUAL DO CRISTÃO

SEMANA 2 - TERÇA
Leitura Bíblica:  Is 6:5-7

Ler e orar: Então, eles, levantando os olhos, a ninguém viram, senão Jesus. (Mt 17:8)


A EXPRESSÃO RADIANTE DO DEUS REDENTOR

Agradecemos ao Senhor, pois, no fogo há o electro brilhante. Gostaria de recordar que o electro, uma liga de ouro e prata, tipifica o Deus redentor. Depois de ter sido queimado por Deus como o fogo que consome, sentimos que estamos cheios da natureza e da glória de Deus. Isso significa que uma vez que temos experienciado o vento, a nuvem e o fogo, a única coisa que resta é o electro brilhante, o Deus redentor.

O vento e a nuvem trazem o fogo, e o fogo manifesta o electro brilhante. O resultado das relações espirituais que envolvem o sopro do vento, a cobertura da nuvem e o fogo purificador é sempre a expressão radiante do Deus redentor.

Nesta conjuntura, gostaria de dar um breve testemunho de minha experiência quando estava com meus vinte anos. Depois de ter sido atraído pelo Senhor, quase todas as manhãs eu ia a uma montanha perto da minha casa para orar. Enquanto considerava a minha experiência à luz de Ezequiel 1:4, posso testificar que certamente experienciei o vento, a nuvem, o fogo e o electro.

Logo após chegar ao topo da montanha, sentia o mover do Espírito Santo, o sopro do vento. Muitas vezes, enquanto estava cantando, minhas lágrimas fluíam livremente. Nesses momentos eu também sentia que estava sob a cobertura da grande nuvem da presença do Senhor. Ao mesmo tempo, tinha uma forte percepção de que era pecaminoso e degradado, e confessava meus pecados ao Senhor.

Depois de orar dessa maneira e depois de ler a Bíblia, ficava cheio de algo doce e glorioso ─ o Deus redentor como o electro brilhante. Essa experiência foi repetida manhã após manhã por um longo tempo.


A HISTÓRIA ESPIRITUAL DE TODO CRISTÃO

A história espiritual de todo cristão deve envolver o vento, a nuvem, o fogo e o electro. Quando fomos salvos, experienciamos o Senhor dessas quatro maneiras, e devemos continuar a experienciá-Lo dessa forma.

Na verdade, cada vez que somos agraciados pelo Senhor, temos relações espirituais com Ele que envolvem o vento, a nuvem, o fogo e o electro. Quando acorda de manhã, você pode sentir que o vento do Espírito está soprando sobre você e que uma nuvem está cobrindo-lhe. Então, enquanto gasta algum tempo para orar, você sente que um fogo está queimando interiormente para consumir a sua degradação, mundanismo e muitas outras coisas negativas.

Por fim, você sente que interiormente há algo brilhante, belo e nobre ─ o electro brilhante. Como resultado dessa experiência, você pode viver o dia inteiro no desfrute do electro brilhante. No entanto, quando você vive e anda neste mundo corrompido, não consegue evitar ser maculado e contaminado, assim, no final do dia ou na manhã seguinte você tem uma experiência maior do vento, da nuvem, do fogo e do electro. 

Mais uma vez o vento sopra, a nuvem cobre e o fogo queima. Você confessa seus pecados e trata com a sua imundícia, e após isso, mais uma vez aprecia o brilho do electro dentro de você. Esse tipo de experiência é inesgotável e interminável. Dia após dia, semana após semana, mês após mês, ano após ano, precisamos experienciar o vento, a nuvem, o fogo e o electro.

Toda vez que o vento soprar, a nuvem cobrir e o fogo queimar, seremos iluminados para ver o que temos de tratar com questões sobre as quais não tínhamos consciência antes. Enquanto essas coisas negativas são queimadas, experienciamos uma purificação adicional e temos uma apreciação mais profunda do electro brilhante.


SENDO AGRACIADOS PELO SENHOR

Alguns crentes foram salvos há muito tempo, mas sua condição espiritual permanece a mesma. Em sua vida cristã quase não há experiência do vento, da nuvem, do fogo e do electro. O vento não sopra, a nuvem não cobre, o fogo não queima, e, portanto, não há nenhuma manifestação do electro.

Tal situação é completamente anormal. Se um crente quer ser agraciado pelo Senhor, ele deve experienciar o vento espiritual e a nuvem espiritual ─ quanto mais, melhor. Às vezes, precisamos experienciar o sopro de um vento poderoso, um vento que nos leve a ter uma grande virada. Sempre que fazemos tal virada, recebemos muita graça do Senhor.

Gostaria de salientar o fato de que ser agraciado pelo Senhor é uma questão do vento, da nuvem, do fogo e do electro. O Espírito Santo sopra sobre nós como um vento de Deus. Esse é o começo de sermos agraciados. Então, enquanto estamos sob a cobertura da nuvem da presença do Senhor, espontaneamente percebemos quão pecador e impuro somos.

Podemos ter uma experiência que, em princípio, é como aquela do profeta Isaías. Quando viu uma visão do Senhor na Sua glória, ele gritou e disse: “Ai de mim! Estou perdido! Porque sou um homem de lábios impuros, habito no meio dum povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos” (Is 6:5).

Depois que confessou o seu pecado, ele foi purificado. Quanto a isso Isaías disse: “Então, um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que ela tocou os teus lábios; a tua iniquidade foi tirada, e perdoado o teu pecado” (vv. 6-7).

Sempre que o vento soprar, a nuvem cobrir e o fogo queimar, sentiremos a nossa pecaminosidade e percebermos que todas as coisas negativas dentro de nós precisam ser queimadas. Tudo o que não corresponde à natureza santa e gloriosa de Deus será consumido. Tudo o que não é de Deus, tudo relacionado ao pecado, o mundo, a carne e Satanás ─ deve ser queimado. A única coisa que pode passar através do fogo consumidor é o Deus redentor como o electro brilhante.

Quanto mais você buscar o Senhor, mais perceberá que o fogo santo queima não só os seus pontos fracos, mas também os seus pontos fortes, incluindo a sua bondade natural, suas virtudes naturais, e tudo o que você e os outros admiram, apreciam e mantem em alta conta. Como Agostinho, você pode por fim, sentir que até mesmo a sua confissão e lágrimas de arrependimento precisam da purificação do Senhor.


A MANIFESTAÇÃO DO ELECTRO

O resultado do soprar do vento, a cobertura da nuvem e o queimar do fogo é a manifestação radiante do electro. Enquanto experienciamos o queimar do fogo consumidor, o próprio Deus se manifesta em nós. Quanto mais passamos através do vento, da nuvem e do fogo de Deus, mais o Senhor se manifesta em nós de uma maneira digna e gloriosa. 

Quando Ele se manifesta de tal maneira, sentimos que só Ele é precioso, belo, brilhante, majestoso e glorioso. Tal como os discípulos no Monte da Transfiguração, não vemos “ninguém, exceto o próprio Jesus” (Mt 17:8). O único em vista, o único em cena, é o adorável, precioso, glorioso Senhor Jesus. 

Então, não podemos fazer outra coisa senão curvarmo-nos diante Dele, adorá-Lo, exaltá-Lo, coroá-Lo, e derramar tudo para Ele. Dessa maneira, ganhamos o Senhor, e Ele nos ganha. Que todos nós sejamos profundamente impressionados com a imagem em Ezequiel 1:4, e que a nossa vida cristã possa ser uma experiência contínua e inesgotável do vento, da nuvem, do fogo e do electro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estudo-Vida de Ezequiel, semana 14, segunda, mensagem 27

ESTUDO-VIDA DE EZEQUIEL Mensagem 27 A TERRA SANTA E A CIDADE SANTA SEMANA 14 - SEGUNDA Leitura Bíblica:  Ez 48:35b; Ap 21:21, 22:1-2 Ler e o...