ESTUDO-VIDA DE EZEQUIEL
Mensagem 24
O RETORNO DA GLÓRIA DE DEUS PARA A CASA
SEMANA 12 - TERÇA
Leitura Bíblica: Ez 43:7-11
Ler e orar: “Tu, pois, ó filho do homem, mostra à casa de Israel este templo, para que ela se envergonhe das suas iniquidades; e meça o modelo. Envergonhando-se eles de tudo quanto praticaram, faze-lhes saber a planta desta casa e o seu arranjo, as suas saídas, as suas entradas e todas as suas formas; todos os seus estatutos, todos os seus dispositivos e todas as suas leis; escreve isto na sua presença para que observem todas as suas instituições e todos os seus estatutos e os cumpram” (Ez 43:10-11)
A PROSTITUIÇÃO E OS CADÁVERES DO POVO
No versículo 7b, o Senhor disse a Ezequiel que o povo O tinha ofendido com suas prostituições e com seus cadáveres. Aqui, o Senhor não repreendeu a casa de Israel por seu comportamento e conduta, mas pela sua prostituição e cadáveres.
Prostituição é fornicação. Não importa quão amável e bela uma determinada esposa possa ser e não importa quantas coisas boas coisas faça, se ela amar outro homem que não seja o seu marido, isso é prostituição.
Em princípio, essa era a situação da igreja em Éfeso em Apocalipse 2. O Senhor disse que eles tinham feito muitas boas obras, mas que tinham perdido o primeiro amor (v. 4). Ele estava dizendo que, além Dele, eles amavam algumas outras coisas. Isso é prostituição.
Não importa quão bom, puro ou santo algo possa ser, se amamos essa coisa mais do que amamos o próprio Senhor, isso é prostituição. Pouquíssimos cristãos hoje se importam simplesmente com o próprio Senhor. Em vez disso, muitos se preocupam com outras coisas, incluindo coisas que são boas e fundamentais, espirituais e santas. Isso é prostituição.
Cadáveres são coisas mortas. Ezequiel 43:7b fala de “os cadáveres dos seus reis, nos lugares altos.” Na interpretação dessa parte do versículo, após lugares altos podemos inserir de Sião para indicar que esses lugares altos aqui podem referir-se aos lugares altos no Monte Sião.
Segundo o costume, os corpos (cadáveres) dos reis eram enterrados ao lado do templo. É por isso que o Senhor disse que o limite dos cadáveres estava perto do Seu limite e que as lápides de seus túmulos estavam perto da Sua ombreira no templo (v. 8).
De um lado estava o santuário do Senhor; do outro estava a sepultura dos corpos dos reis. Assim, esses não eram os cadáveres de pessoas das classes mais baixas, mas dos reis, pessoas de alta posição.
O SENHOR INSTRUI EZEQUIEL
A MOSTRAR A CASA DE DEUS AO POVO
Depois de descrever essas abominações, o Senhor disse a Ezequiel como instruir o povo: “Tu, pois, ó filho do homem, mostra à casa de Israel este templo, para que ela se envergonhe das suas iniquidades” (v. 10a).
O Senhor não encarregou Ezequiel de ensinar ao povo de Deus a lei e os Dez Mandamentos como tinha ordenado a Moisés. Ao contrário, Ele disse a Ezequiel para mostrar a casa de Deus para o povo.
Aqui, o Senhor parecia estar dizendo: “De agora em diante, é uma questão não da dispensação da lei, mas da dispensação da Minha casa. Simplesmente guardar a lei não é bom o suficiente. Vocês devem guardar a planta, os arranjos, as ordenanças, os estatutos, as leis, as entradas e as saídas relacionados à casa. Vocês devem se comportar não apenas de acordo com os Dez Mandamentos, mas também de acordo com a Minha casa.”
De acordo com o versículo 10, Deus queria que Ezequiel mostrasse o templo para a casa de Israel, para que o povo se envergonhasse das suas iniquidades. O templo de Deus é um modelo, e se o povo se examinasse à luz desse modelo, conheceriam suas deficiências.
Era a intenção de Deus avaliar a vida e a conduta do povo de Israel pela Sua casa, Sua habitação, como modelo e padrão. A vida do povo de Deus deve corresponder ao templo de Deus. Mostrar o templo ao povo de Deus expõe seus pecados e falhas e faz com que se envergonhem das suas iniquidades.
A maioria dos crentes hoje sentem que os regulamentos morais e princípios espirituais são suficientes como regras de comportamento e conduta. Poucos percebem que o nosso comportamento e conduta devem ser avaliados não apenas de acordo com os regulamentos morais e princípios espirituais, mas também de acordo com a igreja, a casa de Deus.
Os ensinamentos comuns, ou inferiores, no cristianismo de hoje dizem aos crentes como se comportarem, isto é, o que fazer e o que não fazer. Muitas regras de conduta são dadas aos crentes. Há também ensinamentos mais elevados que os encorajam a serem espirituais. Esses ensinamentos são um pouco melhores em relação aos ensinamentos a respeito de conduta.
O Senhor não disse a Ezequiel que mostrasse a lei ou os princípios espirituais para a casa de Israel. Em vez disso, o Senhor encarregou Ezequiel de mostrar a Sua casa para a casa de Israel. Porque a casa era para ser a Sua regulamentação, o Senhor encarregou Ezequiel de mostrar-lhes “a planta da casa, e o arranjo da mesma, as suas saídas e as suas entradas, todos os seus estatutos, todas as suas ordenanças e todas as suas leis” (v. 11).
A nossa principal preocupação hoje não deve ser em como nos comportamos ou até mesmo em como nos tornarmos espirituais. Nossa preocupação deve ser em como nos adequar à casa de Deus, isto é, a maneira como nos conduzimos na casa de Deus.
O Senhor não ordenou a Ezequiel que mostrasse a lei, os Dez Mandamentos, à casa de Israel; nem lhe ordenou mostrar os princípios espirituais para a casa de Israel. Pelo contrário, o Senhor encarregou Ezequiel de mostrar a Sua casa para a casa de Israel.
Suponhamos que um certo jovem seja salvo. Antes de ser salvo, ele tratou muito mal a seus pais e sua irmã. Agora que foi salvo, ele aprende a tratá-los com respeito e se comportar bem e devidamente em relação a seu pai, mãe e irmã.
Mais tarde, ele aprende a ser espiritual e fazer coisas, tais como considerar-se morto. Ele é bom no comportamento e em certos assuntos, ele ainda é espiritual; no entanto, ele é totalmente independente.
Ele é tão independente que não está disposto a orar com os outros. Essa pessoa, que é extremamente independente, não sabe nada sobre a casa de Deus. Ele não se importa em nada com a igreja. Tudo o que ele faz é para si individualmente; nada é para a igreja, o Corpo, a expressão corporativa de Cristo.
Se esse tipo de pessoa é medido pela casa, ela perceberá que é carente em todos os sentidos. Por exemplo, ele perceberá que não tem as janelas, isto é, o Espírito que dá vida. Ele precisa ter as janelas por meio de invocar o nome do Senhor Jesus. Quanto mais ele invocar o nome do Senhor, mais janelas ele terá.
Esse irmão também precisa ser avaliado por e comparado com as portas da casa. Isso pode levá-lo a perceber que tem muitas portas pelas quais ele poderá sair da vida da igreja. No que diz respeito a vida da igreja, ele pode ir e vir como quiser, vindo num dia e saindo no outro. Embora ele tenha muitas portas, o templo não tem muitas portas. Ele não tem janelas, mas tem muitas portas, muitas maneiras de deixar a vida da igreja.
🌿Desfrute mais:
Hino: "Livre de Adão, do ego, edifica-me, Senhor"
Nenhum comentário:
Postar um comentário