ESTUDO-VIDA DE EZEQUIEL
Mensagem 24
O RETORNO DA GLÓRIA DE DEUS PARA A CASA
SEMANA 12 - DOMINGO
Leitura Bíblica: Ez 9:3; 10:4, 11:23, 43:1-5
Ler e orar: “'Este saiu ao encontro de Asa e lhe disse: Ouvi-me, Asa, e todo o Judá, e Benjamim. O Senhor está convosco, enquanto vós estais com ele; se o buscardes, ele se deixará achar; porém, se o deixardes, vos deixará.” (2 Cr 15:2)
Após a conclusão da construção da casa, a glória do Senhor retornou. No início de seu ministério, Ezequiel tinha visto a glória do Senhor partir numa série de etapas. Primeiro, a glória do Senhor saiu do templo e hesitou na entrada da casa (Ez 9:3; 10:4). Da entrada, ela saiu para a cidade.
Da cidade, a glória do Senhor foi para mais longe, para o monte das Oliveiras, no lado leste da cidade (11:23), e dali, a glória do Senhor ascendeu aos céus.
Quando o Senhor, em Sua saída, hesitou na entrada da casa, isso indicou que Ele não estava feliz de sair. Ele não queria ir embora, mas foi forçado a fazê-lo. Indicando a Sua falta de vontade de sair, Ele hesitou e permaneceu na entrada. Por fim, Ele foi forçado a sair por causa da abominação, prostituição e degradação do povo.
Mas agora a glória do Senhor está retornando pelo mesmo caminho que Ele deixou. Ele partiu do leste, e agora está de volta do leste (43:1-3).
A GLÓRIA RETORNOU PORQUE A CONSTRUÇÃO
DO TEMPLO FOI CONCLUÍDA
É importante entendermos por que a glória do Senhor retornou. A glória do Senhor retornou porque a construção do templo foi concluída. Esse é o ponto crucial.
Como o Senhor deseja voltar para a terra! No entanto, para a Sua vinda, Ele precisa de um lugar para pôr as plantas dos Seus pés para descansar, um lugar sobre o qual Ele possa colocar os Seus pés. Sua habitação, Sua casa, é o lugar na terra onde Ele pode colocar os Seus pés.
Ao longo dos séculos, o inimigo em sua sutileza, manteve os cristãos sem saber nada sobre o edifício. Mestres cristãos enfatizam muito a questão da salvação e, de certo modo, a questão da espiritualidade, mas raramente enfatizam a questão do edifício.
A preocupação de Deus não é apenas com a salvação ou com a espiritualidade, mas com o edifício. Durante anos o Senhor tem-nos encarregado com uma coisa: o edifício. O edifício nada mais é do que a igreja.
O irmão Watchman Nee foi totalmente comissionado pelo Senhor com o encargo pela igreja. Eu o conhecia muito bem, e sabia que ele era cheio de encargo pela igreja e pela edificação da igreja. Ele percebia que, para a edificação da igreja, havia a necessidade da vida interior, e o Senhor deu-lhe muitas mensagens sobre a vida interior.
No entanto, essas mensagens não foram divulgadas para que as pessoas pudessem ser espirituais de maneira individual, mas para que a igreja pudesse ser edificada. Todas as suas mensagens sobre a vida interior eram para a edificação da igreja.
Mas o inimigo subtil, Satanás, tem utilizado algumas pessoas que se dizem espirituais para publicar muitas de suas mensagens sobre a vida interior para serem usadas para a espiritualidade individualista.
Aqueles que publicam os livros sobre a vida interior do irmão Nee não tem muita consideração pelos seus livros sobre a vida da igreja. Muitas livrarias cristãs vendem "A Vida Cristã Normal"; "Sentar, Andar, Parar"; "O Que Fará Esse Homem?"; "Cântico dos Cânticos"; e assim por diante ─ todos livros sobre a vida espiritual ─ mas poucos vendem livros do irmão Nee sobre a igreja.
Eles raramente vendem "A Vida Cristã Normal da Igreja", "A Igreja Gloriosa", "Palestras Adicionais sobre a Vida da Igreja", ou outros livros do irmão Nee que tenham a palavra igreja no título. Aqui podemos ver a sutileza do inimigo.
Você crê que o Senhor só se preocupa com a espiritualidade? Deixe-me garantir a vocês que o Senhor não se importa apenas com a espiritualidade; Ele se importa com a edificação da igreja.
A esse respeito, temos de expor a sutileza do inimigo. Alguns disseram que Witness Lee é diferente de Watchman Nee ─ que Watchman Nee é pela vida espiritual, mas Witness Lee é demasiadamente pela igreja.
O irmão Nee não era apenas pela vida espiritual, mas também pela igreja como é indicado pelos seus livros, como "Palestras Adicionais sobre a vida da Igreja", "A Ortodoxia da Igreja" e "A Igreja Gloriosa".
Hoje, o Senhor não está preocupado apenas com a espiritualidade individual. Mesmo que muitas pessoas espirituais, tais como Daniel, que havia sido levantado na Babilônia, a glória do Senhor não teria ido lá para enchê-lo. A glória do Senhor não retornou para Daniel; ao contrário, ela retornou ao templo depois que ele foi reconstruído.
Após a medição de todo o edifício, o Espírito levou Ezequiel para o portão leste, onde ele viu a aparência da glória do Senhor retornando. “O aspecto da visão que tive era como o da visão que eu tivera, quando vim destruir a cidade; e eram as visões como a que tive junto ao rio Quebar; e me prostrei, rosto em terra.” (Ez 43:3).
Quando li pela primeira vez esse versículo, pensei que a palavra “eu” deveria ser Ele. Para a minha impressão, o versículo deveria se ler: “Quando Ele veio para destruir a cidade.” No entanto, a tradução correta é: “Quando vim para destruir a cidade.” Parece estranho Ezequiel dizer que ele veio para destruir a cidade.
Isso significa que, quando o profeta foi à Jerusalém, o Senhor também foi. O Senhor foi lá na ida de Ezequiel. No início do seu ministério, Ezequiel viu a glória do Senhor deixar o templo e a cidade, mais tarde, em seu ministério, ele viu a glória retornar para a casa do Senhor.
Precisamos ser profundamente impressionados com o fato de que a glória de Deus retornou somente após a reconstrução do templo ser concluída. Se quisermos habitar na igreja e manifestar a Sua glória na igreja, a igreja deve ser concluída.
Se a igreja hoje corresponder a todos os detalhes do edifício santo de Deus coberto nesses capítulos de Ezequiel e, assim, for edificada em todos os aspectos, Deus habitará na igreja gloriosa. Portanto, para que o Deus glorioso habite na igreja, a igreja deve ser edificada para se tornar a habitação de Deus.
Deus quer ter a igreja edificada na terra, porque Ele deseja ter uma habitação na terra. Ele, o Deus dos céus, quer viver na terra. O lugar onde Ele vive, a Sua habitação, é a igreja. Uma vez que Deus habita na igreja, aqueles que querem buscar a Deus e contatá-Lo devem vir à igreja.
Nosso principal encargo nesse estudo de Ezequiel é ver a habitação que Deus deseja ter na terra. Se tivermos a graça de sermos edificados na igreja, o Deus da glória viverá entre nós.
🌿Desfrute mais:
Hino: Louvor ao Senhor - "Sua Exaltação"
Nenhum comentário:
Postar um comentário