ESTUDO-VIDA DE EZEQUIEL
Mensagem 27
A TERRA SANTA E A CIDADE SANTA
SEMANA 13 - SEXTA
Leitura Bíblica: Gn 1:9, 7:19, 11:1-9, 12:1-8; Êx 12-14; 2 Cr 5:14; Ez 34:14
Ler e orar: “Disse também Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca. E assim se fez.” (Gn 1:9)
Nesta mensagem, chegamos ao final de Ezequiel, e consideraremos dois assuntos: a terra santa e a cidade santa.
A TERRA SANTA
O Templo é o Resultado da Terra
Precisamos ver algo mais referente à terra santa. À parte da terra, não pode haver o templo. Podemos apreciar muito o templo, mas devemos perceber que o templo está na terra e que, sem a terra não pode haver um templo. O templo, que tipifica a igreja, é o resultado da terra, que tipifica Cristo.
Assim, o templo depende da terra. Se não temos a experiência de Cristo, é impossível termos a igreja. A igreja é o resultado do desfrute das riquezas de Cristo.
A História da Terra
A terra é mencionada pela primeira vez em Gênesis 1:9. No terceiro dia da restauração do Senhor da Sua criação, a terra foi restaurada, porque nesse dia a terra emergiu das águas de morte. Antes dessa época, a terra estava sob as águas de morte. Mas, no terceiro dia, o Senhor fez com que a terra surgisse das águas de morte.
A terra aqui em Gênesis 1 tipifica Cristo, que ressuscitou dos mortos no terceiro dia como a terra todo-inclusiva. Cada tipo de vida ─ a vida vegetal, a vida animal e a vida humana ─ saiu dessa terra. Todos os tipos de seres viventes resultaram da terra.
Uma vez que a terra tipifica Cristo, isso significa que todos esses seres viventes resultaram de Cristo. Cristo é a boa terra que Deus preparou para o homem. No entanto, o homem caiu e se degradou e isso fez com que Deus julgasse a terra novamente.
Durante a época de Noé, a terra foi inundada e novamente foi coberta pelas águas de morte (7:19). Como resultado, a raça humana perdeu a terra. Mas o Senhor trouxe novamente a terra das águas de morte, e à família de Noé foi dado o direito de usufruir da terra.
A história humana é um registro da queda do homem. No decorrer dessa história, os descendentes de Noé caíram e, por fim, se reuniram em Babel para construir uma torre de rebelião contra Deus (11:1-9). Então, “o Senhor os dispersou dali pela superfície da terra” (v. 8a).
Mais tarde, Deus chamou Abraão para fora da terra de Babel e fez entrar em Canaã, a boa terra (12:1-8). Por fim, no entanto, os descendentes de Abraão desceram da boa terra para o Egito. Toda a casa de Israel desceu ao Egito, e, portanto, eles perderam a boa terra.
Quatrocentos anos depois, pela libertação de Deus, o povo de Israel experienciou a páscoa, deixou o Egito, e passaram pelo Mar Vermelho (Êx 12-14). Depois de quarenta anos de peregrinação no deserto, eles cruzaram o Jordão para a boa terra. Lutando contra os habitantes da terra, eles recuperaram a terra perdida.
Sobre a terra recuperada eles construíram o templo, e a glória de Deus o encheu (2 Cr 5:14). Mais tarde, devido ao seu afastamento do Senhor e a sua degradação, eles foram levados da terra e a perderam mais uma vez.
No meio do cativeiro, Ezequiel foi levado de volta para a terra pelo Espírito e viu a terra. Em nossa leitura de Ezequiel, precisamos prestar atenção ao fato de que muitas vezes o Senhor prometeu trazer o Seu povo de volta à terra (caps. 11, 33, 34, 36, 37).
Ele até prometeu trazê-los de volta ao topo dos altos montes de Israel (34:14). Isso indica uma restauração da terra. É fundamental percebermos que antes de podermos ter a restauração do edifício, precisamos ter a restauração da terra.
A restauração da terra significa a restauração do desfrute de Cristo. O próprio Cristo não pode ser perdido, mas em nossa experiência, Cristo pode ser perdido. Quando fomos salvos, recebemos Cristo. No entanto, não muito tempo depois caímos e perdemos Cristo em nossa experiência.
A restauração da terra é a restauração das experiências das riquezas de Cristo. Uma vez que a terra tinha sido recuperada, a casa pôde ser construída sobre a terra.
🌿Desfrute mais:
Hino: Experiência de Deus - "Como Vida"
Nenhum comentário:
Postar um comentário